19 de set. de 2011

DESAFIO LITERÁRIO









      No dia 14/09 as senhoras, Ivone Daura, Salete Bueno e  Telma Maria Jungues, escritoras da ALE (Associação Lageana de Escritores) estiveram na escola para uma palestra e contação de história, com os alunos dos 6º anos e 7º anos, para os alunos que irão participar do Desafio Literário, ampliem seus conhecimentos sobre as obras e biografia dos escritores da ALE.
 
 
 
 
 




Ivone Daura da Silva

Natural de Araranguá (SC), Ivone Daura da Silva, que escreve para preencher o tempo, nasceu em 16 de setembro de 1950. Professora primária iniciou a carreira literária com o romance “O Mundo de Ales” (2003), livro este que deu origem ao filme “Uma história de despedida”.
Suas outras publicações são “Mistérios da Vida” (romance, 2005), “Momentos” (poesia, 2007), “O Cantinho dos Sonhos” (infantil, 2008). Participou também de diversas antologias pela Associação Lageana dos Escritores. No ano passado, por força e mérito de sua expressão literária, foi empossada à cadeira número 029/ALB Lages da Academia de Letras do Brasil.


Marilda Wolff

Marilda Wolff, que segundo ela é uma artista filha da necessidade que “amanheceu artista”, nasceu em 08 de setembro de 1957, em Lages. Já participou de antologias como “Escrevendo Mulheres II”, “Caminhos Por Onde Andei”, etc.
Entre exposições individuais que sempre fazem uma conexão de diversas vertentes artísticas, inclusive com a reciclagem, configuram-se “...E os anjos disseram: Sim!”, “Alma Sem Roupa”, “O que Sobrou do Almoço”, entre outros.
Atualmente, a escritora está participando de uma antologia infantil chamada “História Para Você Dormir”, que será lançada no Salão de Paris em francês e português, pela editora Valadares Books, com apoio da ALAV.


Paulo Ramos Derengoski

Paulo Ramos Derengoski nasceu em Lages/SC em 1950. Aos 17 anos começou a atuar na área jornalística na Última Hora de Porto Alegre. Atuou também no Diário de Notícias do Rio e como colunista na Folha de São Paulo e como redator na Revista Manchete até 1980, quando voltou à Lages, onde fundou a Associação Lageana de Escritores. É membro com mandato do Conselho Curador das Emissoras Públicas Brasileiras, e da União Brasileira dos Escritores. Entre suas publicações estão: “Guerra do Contestado” (1998), “A Saga dos Guarani” (2000), “Viagens de um Repórter” (2002) e “Grandes Pintores” (2005).

Salete Aparecida Bueno Oliveira Fochezatto

Nascida em 12 de agosto de 1966, em Monte Castelo (SC), Salete Aparecida Bueno Oliveira Fochezatto prefere ser chamada apenas de Salete Bueno. A escritora morou em uma fazenda onde começou a escrever, logo ao acordar, os sonhos que tinha. Mudou-se para Lages em 1984, onde é sócia da Associação Lageana de Escritores desde 1998, instituição pela qual participou de algumas antologias com contos infanto-juvenis e poesias, como “Presença da Literatura Infantil e Juvenil em Santa Catarina”, organizado por Yedda de Castro Bräscher Goulart, “Quando o Amor Acontece” e “Operários Literários”. Atualmente, está trabalhando em dois projetos, um conto de Natal e uma fábula sobre um “sereio”, que serão lançados em breve.

Silda Thereza Carbonera

Silda Thereza Carbonera é gaúcha adepta ao chimarrão. Natural de Não Me Toque (RS), mas lageana por adoração. Nasceu em 09 de dezembro de 1934. A poetisa e escritora já foi professora primária, balconista, decoradora e vitrinista. Entre 1978 e 1985, foi secretária e revisora do Correio Lageano, onde também colaborou com poesias, contos e crônicas, além de colunista de arte e do mesmo jornal. É integrante da Casa de Cultura de Lages, membro fundador da Revista Literária Carretão, sócia do Clube do Livro - SESC Lages, e membro fundador da Associação Lageana de Escritores (ALE).

                                                          Fonte: Jornal Correiro Lageano 15/09/2011